O projeto "Sistema de monitoramento de parcerias entre as esferas pública e privada para a gestão do lazer e do turismo em unidades de conservação", elaborado por pesquisadoras e pesquisadores do OPAP, foi contemplado no Edital Universal/CNPq 2023.
Com duração de 30 meses, o projeto tem como objetivo propor um sistema de monitoramento das parcerias, considerando a formação da agenda e o planejamento dos projetos, a implementação destas iniciativas e a avaliação de seus resultados.
Este projeto também visa apoiar os órgãos gestores e as instituições parceiras na análise dos impactos das parcerias na experiência do visitante, na gestão das UCs e nos territórios envolvidos.
Matriz de Indicadores para Monitoramento de Parcerias em Unidades de Conservação – Versão 2025
Compartilhamos com vocês a versão 2025 da “Matriz de indicadores e aspectos para apoiar o monitoramento das parcerias para a visitação em unidades de conservação: contribuições do Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas”. Essa publicação representa um dos resultados do projeto de pesquisa "Sistema de monitoramento de parcerias entre as esferas pública e privada para a gestão do lazer e do turismo em unidades de conservação", desenvolvido por pesquisadoras/es do OPAP e contemplado no Edital Universal/CNPq 2023.
A primeira versão da matriz foi publicada em dezembro de 2024. Ao longo de 2025, foram realizadas atividades de campo em 14 unidades de conservação selecionadas na pesquisa. Nessas ocasiões, a matriz foi apresentada aos gestores, pesquisadores e parceiros, promovendo o diálogo sobre a necessidade de ajustes e alterações para adequação às realidades locais. Esse processo colaborativo resultou na elaboração de uma nova versão da matriz – versão 2025 – que reflete as contribuições e aprendizados adquiridos ao longo do trabalho de campo.
Ao final do projeto, previsto para fevereiro de 2027, está planejada a divulgação de uma nova versão da matriz, contemplando indicadores gerais e específicos para cada unidade de conservação analisada, consolidando o conhecimento gerado e as experiências compartilhadas durante a execução do projeto.
Os resultados parciais do projeto já estão sendo incorporados à dinâmica de monitoramento das parcerias nas unidades de conservação. Isso ocorre por meio do aprendizado conjunto e da troca de experiências entre gestores, parceiros e pesquisadores, da proposição de ferramentas de apoio ao monitoramento e da elaboração de relatórios com sugestões para o aprimoramento contínuo do processo de acompanhamento das parcerias.
Coordenação
Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues
Eloise Silveira Botelho
Pesquisadores
Altair Sancho Pivoto dos Santos
Celson Roberto Canto Silva
Clara Carvalho de Lemos
Paula Normandia Moreira Brumatti
Sidnei Raimundo
Susy Rodrigues Simonetti
Teresa Cristina Magro Lindenkamp
Valéria de Meira Albach
Victor Eduardo Lima Ranieri
Virginia Martins Fonseca
Colaboradores
Ana Clara Vidal Tomé de Aguiar
Brenda Evelyn Chiaromonte Barreto
Carolina Correa Moro
Gabriela Francisco Pegler
Giovana Cioffi Nascimento
Grislayne Guedes Lopes da Silva
Lucia Helena Souza Dutra
Luísa Acauan Lorentz
Natália de Oliveira Maboni
Raquel Luperini
Yasmin Xavier Guimarães Nasri